É possível criar um programa de fidelidade em pequenas empresas?

Sua empresa tem um programa de fidelidade oferecido aos seus clientes? Nos dias de hoje, em que a concorrência esta cada vez mais acirrada, um programa de fidelidade pode ajudar a reter clientes e deste modo trazer melhores resultados para a empresa.

Existem vários tipos de programas de fidelidade, podemos citar como exemplo o programa de pontos, em que os clientes acumulam pontos em suas compras e podem trocar por produtos ou serviços quando atingirem um determinado número, esse tipo de programa é muito utilizado por companhias aéreas e operadoras de cartões de crédito.

Mas é possível implantar um programa de fidelidade em pequenas empresas? A resposta é sim. Os dois exemplos a seguir mostram que boa vontade e iniciativa podem trazer bons resultados.

O exemplo da Pipoca do Valdir nos mostra que com pouco investimento e boa vontade, é possível criar um programa de fidelidade em pequenas empresas. O pipoqueiro Valdir apenas imprimiu um cartão no qual anota cada compra de seus clientes e a cada cinco pacotes de pipoca o cliente ganha o sexto grátis. Simples não é?

O próximo exemplo vem dos Estados Unidos, onde estou fazendo meu MBA. Apesar de não ter mais uma vasta cabeleira como nos tempos de outrora, costumo cortar o cabelo uma vez por mês e para isso procurei um barbeiro aqui na cidade de Berea, no Estado de Ohio, onde estou morando.  Fiz uma rápida pesquisa de preços e decidi pelo Campus Barber Shop, que tem um serviço idêntico aos de seus concorrentes, mas oferece um diferencial que é o programa de fidelidade. E como funciona esse programa? Muito simples, o Sr. David, que é o barbeiro, oferece um corte de cabelo grátis a cada cinco cortes e ele faz o controle anotando no verso de um cartão de visitas de sua pequena barbearia, veja as fotos abaixo:

 

E você, vai iniciar um programa de fidelidade para seus clientes? Isso é Marketing Empreendedor!

 

 


59 ideias sobre “É possível criar um programa de fidelidade em pequenas empresas?

  1. Achei interessante Cristiano, mas como fazer isso em uma escola?
    Tenho pensado muito em fidelizar, so que nao achei ainda uma formula interessante.
    Tem alguma sugestao?

    • Olá Carlos,
      Assisti a uma palestra do consultor Eloi Zanetti e ele nos fez a seguinte pergunta: Quem é o primeiro cliente de uma universidade? A maioria dos participantes respondeu: Os alunos. E ele disse o seguinte: O primeiro cliente de uma universidade são os professores, o segundo cliente os funcionários do administrativo e demais funcionários e somente em terceiro lugar vem os alunos. Ele concluiu o pensamento dizendo que se tratarmos nossos funcionários como nossos principais clientes, eles irão tratar bem nossos clientes (alunos nesse caso) e estes ficarão felizes, satisfeitos e com certeza falarão bem de nossa empresa.
      De maneira alguma quero dizer que é esse o seu caso, mas lembrei desse exemplo do Eloi Zanetti e quis compartilhar contigo. Não existe uma receita pronta para nenhum modelo de negócios, mas você deve buscar um diferencial de mercado, fazer algo que seus concorrentes não fazem, fazer algo para as pessoas (clientes) falarem de você e falarem bem. Talvez um programa de fidelidade como os exemplos acima, em uma escola não seja a melhor solução, novamente: não existe uma receita pronta. Talvez conversar com seus clientes, perguntar o que está bom e o que pode melhor possa ajudar.
      É uma honra tê-lo como leitor do blog, continue participando.
      Super abraço!

  2. Bom dia! Estou com um desafio enorme. Fui chamada para administrar uma clínica odontológica,gostaria muito de começar fidelizando os atuais pacientes para assim conquistar novos(indicados),então pensei em cartão fidelidade mas ainda não sei qual vantagem posso oferecer aos pacientes. Consegue me ajudar?
    Grande abraço!

    • Olá Juliana!

      Grandes desafios trazem grandes aprendizados!

      Não existe uma “receita pronta” para qual modalidade de programa de fidelidade é o mais indicado para uma determinada situação. Existem muitas variáveis envolvidas como por exemplo idade, sexo, poder aquisitivo e muito mais. E o “jeitão” do cliente quem pode descobrir é você.

      Minha sugestão inicial: Pergunte aos seus clientes o que seria um diferencial oferecido pela clínica para eles? Por que eles compram (clientes atuais), comprariam (clientes potenciais) ou deixaram de comprar (antigos clientes) com sua clínica e não com os concorrentes? O que eles gostam e o que não gostam? Que tipo de programa de fidelidade gostariam que a clínica ofereça?

      MUITO IMPORTANTE: Pergunte principalmente para os clientes que não voltaram o “por que” não voltaram.
      Quando você montar o questionário da pesquisa, tome muito cuidado para que esta não seja chata ou cansativa, simplifique.

      Com a realização desta pesquisa, com certeza você terá muita informação sobre seus clientes e poderá realizar um planejamento de marketing e um programa de fidelidade.

      Se você dividir conosco os resultados de sua pesquisa, me comprometo a lhe ajudar na elaboração do planejamento de marketing e o programa de fidelidade.

      Espero que ajude.

      Super abraço!

      • Olá Cristiano,muito obrigada por sua resposta.Bom já fiz uma pesquisa com meus pacientes (a grande maioria são jovens) antes mesmo de fazer essa pesquisa pensei em agradar os que mais indicam amigos.Uma forma que achei legal e barata foi mp3 aqueles coloridos da moda sabe!? E para minha surpresa os pacientes gostaram também. O que acha?

        • Olá Juliana,
          Excelente idéia presentear os clientes que indicam amigos, parabéns pela iniciativa!
          Mas entendo esta ação como uma “promoção” para atrair novos clientes e não um programa de fidelidade.
          Você deve “mimar” seus clientes atuais, os que não voltaram mais e os potenciais clientes.
          Pense assim: Por qual motivo os clientes virão para minha clinica e não para os concorrentes?
          Ofereça um “mimo” para seus clientes pelo fato de eles serem seus clientes!
          Eu ficaria feliz se meu dentista me desse um presente agradecendo por eu ser cliente dele.
          Continue compartilhando conosco o “andamento” de suas ações de Marketing Empreendedor.
          Super abraço!

          • Muito interessante esse diálogo de vocês! Me encontro na mesma situação da Juliana e como isso ocorreu a um tempo atrás, gostaria de perguntar a vocês como foi que transcorreu desde o início da conversa. Eu também estou planejando uma ação para evitar que os pacientes que fazem a manutenção mensal do aparelho não faltem . Gostaria de trocar umas idéias com vocês. Obrigado!

  3. Eu estava procurando na internet algo referente a programa de fidelidade para pequenas empresas, vi seu site e entrei…
    Gostaria de saber se você pode me ajudar a achar um programa de fidelidade adequado para minha empresa, como, qual empresa contratar
    para esse serviço, quais brindes oferecer, enfim, o que for bom para mim e para meus clientes.
    A empresa é de Comunicação Visual.
    Fico no aguardo

    Muito obrigada

    • Olá Sherly,
      Como já comentei nas respostas acima, não existe uma receita pronta para nenhum negócio. O que indico é que você pergunte aos seus clientes, converse com eles, com certeza irá encontrar muitas respostas e ideias para criar o programa de fidelidade de sua empresa. Não posso lhe dizer com certeza qual o melhor modelo para sua empresa, pois não conheço seus clientes, suas necessidades e desejos. Pode ser um programa de pontos, para trocar por dinheiro, ou por serviços de outras empresas. Pergunte as seus clientes e nos conte o que você descobriu, aí tentamos construir o programa de fidelidade juntos. O que acha da ideia?
      Super abraço!

  4. Cara o tema do meu TCC vai ser sobre programas de fidelidade, com o seguinte titulo: Os desafios de implantar um programa de fidelidade em uma pequena empresa. O que você acha? Eu gostaria que vc me dese algumas dicas para min desenvolver meu trabalho?

    • Olá Luis Paulo,
      Cara, achei super legal e relevante o tema do seu TCC. Pode ser uma oportunidade para você criar uma empresa de consultoria em Programas de Fidelidades para pequenas empresas. No Brasil as micro e pequenas empresas são mais de 99% do total de empresas. Sobre as dicas…Não tem segredo não, em primeiro lugar você deve procurar bibliografia sobre o tema, livros, artigos, reportagens e etc. Depois de garimpar esse material leia muito sobre o tema. A seguir faça uma pesquisa de campo para validar ou não o que a teoria lhe disse. Depois disso tudo, publique artigos e escreva um livro: Como criar um programa de fidelidade em pequenas empresas – Autor: Luis Paulo.
      O que acha do desafio?
      Super abraço!

  5. Bom dia Cristiano. Adorei seu blog… Estou pensando em fazer isso na minha empresa, mas estou na duvida… Temos um comercio de Carnes.. e ao criar esse programa de fidelidade, eu tenho q estipular um valor para compra…?
    Por exemplo, a cada R$50,00 em compras o cliente ganha um ponto no seu cartao fidelidade… seria mais ou menos isso?
    Muito obrigada

    • Olá Carolina,
      Um modelo de programa de fidelidade pode ser esse que você mencionou, a cada X Reais em compras o cliente ganha X pontos para trocar por mercadorias, por brindes, por dinheiro etc. Mas é importantíssimo que você pergunte aos seus clientes o que eles gostariam de receber. Essa pesquisa pode ser feita informalmente, numa conversa por exemplo. Quanto mais clientes você entrevistar/conversar, maior a chance de “acertar”. Faça a pesquisa em comente aqui no blog sobre o que descobriu. A partir desta pesquisa ficará fácil decidir qual modelo é o melhor para o seu caso.
      Super abraço!

  6. Olá amigo, parabéns pela otima postagem, analisando isto percebo o quanto se torna importante um tipo de fidelização na conquista de clientes. Não me considero um legitimo empresário mas possuo um hortifruti e vinha tendando imaginar algo que eu possa fazer relacionado a este tema para o clientes do meu estabelecimento. Que dica me daria a esse respeito?

    • Olá Alexandre,
      Que bom você ter gostado dos exemplos deste post. Com relação a dica que você pediu, digo o seguinte: Comece algo! Pergunte aos seu clientes o que eles gostariam de ter como um programa de fidelidade. Proatividade é a palavra de ordem. Os exemplos deste post mostram que com muito pouco é possível criar um programa de fidelidade. Faça um teste e divida os resultado com a gente aqui no blog.
      Super abraço!

    • Olá Natália!
      Que bom que gostou dos exemplos. Um exemplo para sua empresa…Não existe “receita pronta”! Você deve perguntar aos seus clientes o que eles querem. Será que eles querem um cartucho grátis a cada 10 recargas? Ou outro “prêmio” por serem fiéis a sua empresa? Pode ser que eles prefiram um “vale almoço”. Não tem jeito Natália, tem que “conversar” com seus clientes e construir algo junto com eles. Crie algo e compartilhe o aprendizado conosco aqui no blog.
      Super abraço!

    • Olá Mariana,
      Concordo contigo quando você comenta que um programa de fidelidade tem muitas vantagens para as empresas. Mas não entendi quando você fala: “infelizmente muitos empreendedores tem a cabeça pequena demais e se agarram em idéias da época da minha avó…” Pode citar um exemplo?
      Super abraço!

  7. ola Cristiano achei bacana o seu trabalho .Tem uma ideia legal para implantar em uma loja de roupas . a Minha preocupaçao , nao é apenas o retorno , mas tanbem o valor que este serviço pode ter nos olhos do meu cliente, sei que um serviço mal feito pode custar caro .
    Aguardo seu comentario.

  8. Olá!! Gostei do seu artigo, se possível gostaria de uma pequena ajuda.
    Estou tentando bolar um jeito de abrir minha empresa e trabalhar oferecendo descontos em diversos estabelecimentos aos meus clientes, provavelmente um cartão fidelidade que o cliente irá utilizar na rede de parceiros.
    A questão é, que vantagens vou oferecer aos futuros parceiros? Estou com uma barreira achando que o modelo está ultrapassado, uma vez que temos diversos sites de compra coletiva, do qual eles recebem as quantias em dinheiro e têm garantias que o cliente vai usar (e se não usar, já ganhou o dinheiro). Já no meu modelo, não conseguirei grandes descontos, pode ser até 30% acredito mas em geral 10% ou 15% serão mais fáceis de se conseguir, serão parcerias duradouras em geral durante 1 ano ou 6 meses. Além da “propaganda” no site, divulgação para a rede de clientes do meu cartão, o que mais posso oferecer no momento que estiver oferecendo a parceria? Essa é a minha dúvida. Quero fazer “gratuitamente”, e ganhar o dinheiro do cliente ao invés do estabelecimento.

    Agradeço a atenção antecipadamente,
    Junior.

  9. Os cartões de fidelidade vieram para ficar.
    Mas não tenho a certeza se um pequeno negócio deverá criar o seu próprio cartão de fidelidade (com todos os custos em tempo e dinheiro que tal acarreta) ou adoptar uma solução já existente.
    Atualmente temos vindo a observar o crescimento de um conceito muito interessante para os consumidores, o Cashback (devolução de parte do dinheiro de uma compra), e parece-me que cada vez mais os consumidores procuram isto em detrimento de pontos ou produtos grátis, uma vez que com o dinheiro de volta o consumidor pode usá-lo onde quiser e não exclusivamente na loja que lhe deu o desconto.
    Creio que um pequeno negócio teria mais a ganhar em adquirir uma solução como, por exemplo, a da Lyoness (http://www.lyoness.net/pt/), que tem custos mais baixos e uma maior abrangência de clientes aliado ao conceito de Cashback.

  10. Olá boa Tarde

    Temos um a Ótica na nossa cidade e tenho pensando muito como fidelizar os nossos clientes.Mas vejo que isto é necessário ter investimento , o que no momento não temos condições de investir muito,a minha ideia é fazer um Cartão de Fidelidade aos nossos clientes,com este cartão o cliente passar a ter desconto .Gostaria de orientação pois a ideia inicial é esta, conveniar o nosso cliente a outra empresa que ofereça outros benefícios como farmácia,dentista etc.
    Como funciona para realizar convênios?

  11. Oi, boa tarde! Tenho uma padaria, e muita concorrência, além de ter pego o ponto queimado e a cidade ser pequena. Tive a ideia de fazer cartão fidelidade, mas não sei como implanta-lo, gostaria que fosse como um cartão de crédito, mas também não sei se as empresas tipo Cielo, Visa, permitiria usar a maquinas deles ou se tem como ter uma somente para esta atividade, bem como não sei como calcular pontos e nem os brindes a oferecer. Quero muito que você possa me dar algumas ideias. Obrigada aguardo sua resposta!

    • Olá! Boa tarde a todos!
      Estou buscando um tema para alavancar meu TCC (mega atrasado) e sabia de uma coisa: teria que ser sobre pequenas empresas… e eis que surge esse blog como resultado de pesquisa! Fiquei super feliz, pois AMO essa ideia de cartões fidelidade que de algum modo beneficiam clientes…
      No caso da padaria da Edmara, me veio uma ideia: calcule seu custo total mensal fixos para ter certeza que não vai se “afundar” em dívidas quando os clientes quiserem utilizar seus benefícios.
      Faça um cartão simples, talvez um código de cliente para cadastrar no sistema. Conforme o cliente comprar e apresentar o código, o caixa digita o valor da compra e quando atinge determinado valor, tem uma porcentagem em desconto. Vou propor isso a uma pessoa que trabalha no ramo de informática. Um mercado da minha região faz sistema tipo “dotz” (nova moda.. rsrs) 1 real = 1 ponto; pode-se trocar a partir de 200 pontos, com carência de três meses a partir da data do cadastro, se não me engano o prêmio mínimo é coisa de r$1,99 à r$5,00 .. e tem clientes que gostam, pois sempre dão brinquedinhos a seus filhos. :)
      Espero ter ajudado de alguma forma.

    • Também estou passando por esse problema com meus clientes. As vendas diminuiram além da concorrência que tem por perto. Quero também criar um cartão fidelidade para atrair meus clientes.

  12. Bom dia!

    Cristiano,

    Estou administrando uma indústria gráfica e quero implantar o cartão fidelidade que irá funcionar da seguinte forma cada cliente que indicar 5 clientes ele ganha um brinde ex; 1000 imãs com o logomarca da sua empresa.
    O que você acha da idéia?
    Conto com a sua sugestão ou critica.

    Abraços

  13. OLÁ BOM DIA CRISTIANO!
    TENHO UM CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO E PRETENDO IMPLANTAR UM CARTÃO FIDELIDADE DE DESCONTOS A CADA 5 CONSULTAS, E TAMBÉM SORTEIOS MENSAIS DE BRINDES ENTRE TODOS OS PACIENTES QUE CONSULTARAM NO MÊS. SERIA UM IDEIAL LEGAL??

  14. Boa noite, tenho ponto de banana em feira livre gostaria de uma sugestão de como implementar o cartão de fidelidade sem que os concorentes se sintão ofendidos com a minha iniciativa?Muito obrigado

  15. Boa tarde Cristiano, Tudo bem?
    Estava procurando algo na net sobre programas de fidelidade quando encontrei seu blog, simplesmente maravilhoso! Parabéns pela atenção dada aos que aqui postam.

    Bem eu trabalho em uma empresa cujo produto é cursos online, são cursos destinados a concursos e OAB, você poderia me dá alguma dica de uma programa de fidelidade, pois já pensei em parcerias e até mesmo após X cursos adquiridos o aluno escolheria um de sua preferencia, mais não sei seria o ideal. Você poderia me dá sua opinião?

    Desde já agradeço pela atenção.
    Janaina Soares.

  16. olá, gostei muito do tema tratado.
    como eu poderia realizar um plano de fidelização de clientes num supermercado?
    agradeço desde já.

  17. xYVn8nv89qx5
    Bom dia,Eu tenho uma lanchonete de çaí,conversando com meus clientes descobri que gostariam de ganhar uma tigela grátis por serem fiéis a minha lanchonet.Então resolvi fazer um cartão fidelidade mais queria estipular um tempo determinado pra preencher o cartão é certo?

  18. Bom Dia estamos pensando em fazerum cartao de fidelidade aqui na mecanica,mas não sei bem como poderia ser.Pensei em a cada 5 trocas de oleo a 6 sairia de graça.Voce acha uma ideia boa ou vc teria outra para comentar?

  19. Olá Cristiano adorei o seu Blog, muito bem elaborado, parabéns, Gostaria de saber como elaborar um programa de fidelidade em uma empresa prestadora de serviços de internet? Desde ja agradeço por esta contribuindo na construção do conhecimento, Grato, ATT.

  20. Bom dia Cristiano.
    Trabalho no setor hoteleiro, e quero fazer um programa de fidelidades para
    meus hospedes e clientes, a unica duvida é como fazer um sistema corporativo para empresas que pagam a hospedagem. (como fidelizar os dois a empresa que paga e seu funcionário, representante, cliente, fornecedor, etc…) E um sistema pessoal (pessoa física) que arca com sua hospedagem.
    Obrigado pela atenção.
    Att. Fabio Ferian

  21. Olá Cristiano adorei o seu blog. Tenho uma loja de roupa voltada para o público feminino, nos últimos 2 anos, tenho feito muitas vendas na promissória, mas diante de muitos atrasos resolvi não mais vender dessa maneira. Para não perder os meus clientes eu coloquei um aviso na loja que as vendas no crediário estão suspensas, mas teria um sistema de fidelidade, pedi para eles preencher uma ficha. Ainda não sei o que fazer, o que você me sugere???

    • Hola tenho uma loja de calcados e tambem suspendi o crediario na loja pelos atrasos q tinha. qro muito fazer um cartao fidelidade mas estou com duvidas em quais beneficios oferecer aos clientes e quais requisitos pedir pra limitar aos melhores clientes. aguardo comentarios e sugestoes.

  22. Posso criar um programa de fidelização onde ao invés de prêmio o cliente receba em dinheiro ??? Explo o resgate dos pontos geraria crédito em sua conta corrente²

  23. Olá Cristiano, gostei das sugestões que vi aqui.
    Trabalho em uma empresa que loca um software que integra toda a comunicação entre os usuários do condomínio.
    Percebemos que as pessoas gostam do nosso sistema, porém utilizam pouco apesar de ser bastante útil. Gostaria de criar alguma vantagem para que todos os moradores usassem mais o nosso software… o que sugere?
    Muito obrigado desde já.
    Neuton.

  24. olá! Bom dia!
    Gostei muito do site, altamente coerente e interessante. Parabéns.
    Gostaria de saber se tem como ou de que maneira fazer um cartão fidelidade para clientes de uma casa lotérica. Já pensei várias formas mas não consigo concretizá-las. Se não um cartão fidelidade uma forma de fidelizar os clientes. Meu “carro-chefe” são os clientes do Bolsa família…
    Agradeço desde já!
    Att
    Pollyana

  25. Olá.
    Tenho um posto de combustíveis e quero criar um programa de fidelidade, quero fazer um programa que acumule pontos para que possam ser trocados por pequenos brindes ou desconto em combustível. Mas não sei se acumulo os pontos em relação ao valor que cada cliente abastecerá ou em relação a cada abastecimento. Tens uma ideia para esse programa?? Obrigado.

  26. BOM DIA,
    ESTOU COM UMA PROPOSTA DE GERENCIAR UM LOJA DE
    ACESSORIOS PARA MOTOS E AUMENTAR O FATURAMENTO
    QUERIA SABER UM PROGRAMA DE FIDELIDADE GERA MUITO
    CUSTO PRA LOJA , POIS NAO POSSO TAMBEM DAR CUSTOS
    PRA LOJA SENDO QUE EU PRECISO SUBIR O FATURAMENTO.

  27. olá ..! gostaria de fidelizar meus clientes ,mas não sei como..! Trabalho no ramo de gás de cozinha , e preciso de um modo
    em que possa levar até o cliente ..! como faço ? Porque o entregador vai até o cliente ..!como faço me ajude ..!
    obrigada !

  28. olá cristiano nao tinha conhecimento deste site é muito bacana… parabens….. sim gostaria muito que vç me ajuda….. eu era garçonente de um restaurante e foi promovida a gerente… e quero colocar algo para diferencia a concorrencia pensei em cartao fidelidade , mas não sei como criar e por onde começo… por favor me ajuda com urgencia um grande abraço vitoria… moro em são luís ma

  29. Olá Cristiano, adorei os exemplos.
    Gostaria de saber se pode me dar alguma ideia de como implatar, algum desses dois sistemas ou algum outro em uma DROGARIA. Ja estocu quebrando a cabeça e nao conssigo..
    Desde ja agradeço.

  30. Bom dia Cristiano
    Estou montando uma loja de material para construção.
    E gostaria de implantar este método, um cartão fidelidade, de inicio queria fidelizar somente os pedreiros e mestre de obras.
    A ideia eu já tenho mas estou com algumas dúvidas, uma é, como vou controlar estes cartões? e como será este cartão?

  31. Olá, gostei do material e das respostas. Estou pensando em criar um programa de Fidelidade para minha agencia de turismo, tem alguma dica? Não sei se ofereço desconto ou passeio, estou nos Lençóis Maranhenses e gostaria de ampliar minha carteira de clientes. Obrigada.

  32. Li todos os apelos e comentários muito interessantes.

    Estou abrindo uma loja de roupa em minha região e aqui não tem ninguém que tenha alguma coisa com fidelidade d clientes, gostaria de já na inauguração divulga-se essa idéia de pontos, cliente fiel só tenho uma dúvida como dar um prazo 1 ano ou meio ano, e a facilidade de ganhar esses pontos. não sei se me entende.

  33. Boa noite Sr. Cristiano.
    Trabalho no setor hoteleiro,a 6 anos, tenho hospedes que vem duas até três vez ao ano em nossa pousada, pensando em oferecer um diferencial para meus clientes, gostaria de implantar um programa de fidelização para cliente fiel.
    (cartão fidelidade)
    Estou pensando no programa, e-mail marketing, começar a enviar promoções, para as datas da escolha dos clientes, outros exemplo convide um amigo a se hospedar em nossa pousada e ganhe uma diária por nossa conta.
    Reservando 02 diárias durante a semana, a 3ª é por nossa conta! e outras.
    Referente ao publico alvo atrair clientes e manter clientes, está é a questão.
    Na cidade em que trabalho Ubatuba litoral norte tem muitas Pousadas e Hotéis,
    dependemos muito da temporada, seis meses de alta e seis meses de baixa,pensando em manter cliente e atrair, principalmente na baixa temporada entra o programa fidelize seu cliente.
    Gostaria de conhecer o programa de fidelidade em pequenas empresas, qual o custo, que terei para criar esse programa, qual o retorno e as ferramentas disponíveis para o sucesso da empresa e a satisfação do cliente.
    Obrigado pela atenção.
    Att. Adriano passos

    Comentar ↓

  34. Olá cristiano

    Tenho um pequena empresa de torrefaçao de café

    Quero um programa de fidelizacao para os meus clientes

    Acha possivel? Como?

    Aguardo,

      • Ola Cristiano sera que você teria uma ideia pra me ajudar a fidelizar os meus clientes com a recarga de celulares pois estou pensando o que posso oferecer em troca dessa fidelização e vi que você pode ser a pessoa que pode me ajudar nessa ideia. Aguardo a sua resposta e dez de já lhe agradeço!!!

  35. Olá Cristiano, tudo bem?

    Gostaria de indicação ou até mesmo pode ser sua empresa, quero montar um programa de fidelidade para o hotel que gerencio e preciso da empresa que faria essa implantação, quero que a cada $ gasto acumule pontos para milhagens e compras… Obrigada pelo retorno desde já.

  36. Prezado Cristiano, administro uma padaria em Olinda/PE e estamos tentando montar um programa de fidelidade onde os clientes podem acumular pontos e trocar por produtos. Já possuímos um sistema para cadastrar os clientes. Qual o critério para a troca desses pontos acumulados? Como saber se aquela quantidade de pontos é suficiente para custear o produto por ele escolhido para troca?
    Abraço.

  37. Bom dia Cristiano,

    Poderia me dar algumas dicas para fidelizar clientes de uma clínica médica especializada em Estética? Agradeço à atenção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>